Comitiva alemã em BN evidencia potencial em energias renováveis

Com o objetivo de disseminar novos conceitos e tecnologia de energias renováveis, uma comitiva da Alemanha esteve em Braço do Norte nesta quinta-feira, 14 de março, para participar do Seminário Internacional sobre Energias Renováveis. A meta é incentivar o funcionamento de cooperativas de energia renovável e comercialização de energia, e o estabelecimento de parcerias institucionais e comerciais entre os Estados brasileiros e a Baviera.
Mais de 150 pessoas lotaram o auditório da Unisul/Braço do Norte durante o seminário. O coordenador da Câmara Técnica Meio Ambiente, Elton Heidmann, trocou experiências com os especialistas alemães e detalhou os trabalhos do DEL no município. “As palestras e a divulgação de novas práticas para a geração e aproveitamento de recursos energéticos devem ser de conhecimento e acessível para todas as pessoas, inserindo-as nesse meio. A Alemanha é referência mundial em produção de energia limpa e reciclagem de rejeitos urbanos e industriais e abraçar a causa é uma questão de honra”, comenta.
Para o presidente da Acivale e conselheiro do DEL, Roberto Michels, o município foi privilegiado em receber a comitiva e compartilhar conhecimento. “Cidades que pensam em energia alternativa saem na frente e não poderia ser diferente com o Vale do Braço do Norte. Agradecemos a Facisc por este projeto que incentiva os municípios na disseminação de conteúdo sobre o tema. Também parabenizamos os membros do DEL pela efetivação deste projeto”.

Braço do Norte em destaque

Promovidos pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Centro de Profissionalização das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), da Alemanha, Braço do Norte foi um dos quatro municípios de Santa Catarina e um do Rio Grande do Sul escolhido para receber o evento. Reconhecido por já desenvolver o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), a cidade empreendedora é vista pela comitiva como promissora na implantação de energias limpas e na reciclagem de rejeitos urbanos e industriais. “O seminário mostrou que as energias renováveis trazem oportunidades de investimentos e redução de custos. A Alemanha tem mais de 800 cooperativas nesse setor e Braço do Norte também trabalha nesse formato cooperado. A tendência é investir em cooperativas que gerem energias limpas no município e que resultem em bons negócios”, ressalta o coordenador de projetos da Facisc, Osmar Vicentin.

Asacad recebe comitiva alemã

O seminário internacional também teve cunho social. Os alimentos arrecadados no evento serão encaminhados para a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Asacad), de Braço do Norte. A comitiva alemã teve a oportunidade de conhecer a entidade que os recepcionou com apresentações culturais dos alunos. A Asacad será uma das primeiras instituições a implantar placas de energia fotovoltaica em sua estrutura. Os alemães conheceram o local onde serão instaladas as placas e compartilharam experiências e orientações sobre o tema. A ideia é economizar com os custos da energia elétrica e reverter em outras áreas da instituição.


Leave a Comment