Cisam-Sul inaugura sede e laboratório em Orleans

A manhã de sexta-feira, 30 de novembro, foi marcada pela inauguração da sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Cisam-Sul) e seu laboratório para controle de qualidade da água, no bairro Corridas, em Orleans.

Prefeitos dos municípios membros do consórcio, demais lideranças locais e regionais e profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Cisam-Sul e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samaes) da região participaram da inauguração. Entre as lideranças do município, estava o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, os secretários municipais Rodrigo Pavei e Paulo Sérgio Lorezetti, o presidente da Câmara de Vereadores, Benício Warmeling, a Diretora Geral do Samae, Judite Peters Schueroff e o Deputado Estadual Eleito, Volnei Weber. São Ludgero, através do Samae, faz parte do consórcio desde a ideia, inicialmente, debatida no ano de 2006.

Preside o consórcio o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch. O laboratório inaugurado possui vários equipamentos de última geração para realização de análises de água para consumo humano e análises de esgoto. A sede possui 1.329,86 metros quadrados de construção, foi executada com recurso do Governo Federal, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com os municípios integrantes. Já o laboratório conta com um total de 92 equipamentos.

Integram o Cisam-Sul 19 municípios: Orleans, São Ludgero, Urussanga, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Grão-Pará, Santa Rosa do Sul, Imaruí, Cocal do Sul, Araranguá, Anitápolis, Pedras Grande, Içara, Sangão, Treviso, Jaguaruna, Morro Grande, Imbituba e Praia Grande.


Leave a Comment