CDL comemora três décadas de história

Câmara de Dirigentes Lojistas de Gravatal completou no dia 26 de abril, 30 anos de fundação

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Gravatal celebra neste ano três décadas de história. E para marcar a data, será realizado no próximo dia 31 de maio, um jantar especial de comemoração, junto com a posse da nova diretoria. E para contar um pouco da história, conquistas, serviços e metas da CDL, recebemos no Café da Folha desta semana, o presidente da entidade, Marcionei da Silva e o gestor executivo, Allan Correa.

Como foi o início da história da CDL de Gravatal?
AllanA CDL foi constituída em 26 de abril de 1989, em uma reunião no Restaurante Di Bela aqui em Termas. Inicialmente denominada como Clube de Diretores Lojistas de Gravatal, sendo que mais tarde passando a denominação de Câmara de Dirigentes Lojistas de Gravatal, e hoje a CDL é uma entidade representativa não somente de lojistas, mas, principalmente do empresário de Gravatal de qualquer ramo de atividade. A CDL é a demonstração de que o associativismo é o melhor caminho, para que juntos, atingirmos nossos objetivos.

Como foram estes 30 anos? Muitas mudanças?
MarcioneiEu faço parte dessa história desde 2001. Quando eu entrei nós éramos em 25 sócios. No começo foi bem difícil, mas graças a Deus com o tempo, o lojista e o comerciante foram vendo a necessidade de se fazer parte de uma associação, tanto pela parte do crediário, quanto na parte de desenvolver o comércio no município.
Allan – A CDL com o tempo mudou a filosofia de trabalho. Antes nós éramos voltados somente para o lojista, e hoje somos voltados ao empresário das mais diversas áreas, nosso DNA permanece, mas, ampliamos nosso foco. Essa foi uma das grandes mudanças, além do número de associados que cresceu bastante.

Marcionei como você encara esse desafio de ser presidente da CDL?
MarcioneiEssa é a minha terceira gestão, em 2001 fiz parte da diretoria, onde conheci de perto como funcionava o trabalho da CDL, e depois me convidaram para ser presidente, e desde então, encaro esse desafio com bastante responsabilidade. Uma coisa que aprendi, é que a gente tem que ter amor pelo que faz e dedicação. E a partir do momento que você se dispõe a participar de uma entidade, tem que vestir a camisa, tem que se doar, e é isso que venho fazendo, e acima de tudo é preciso saber ouvir tanto os elogios, quanto as críticas. Temos que saber conviver com elas, muitas vezes podem ser críticas construtivas. Quero lembrar que eu não administro sozinho a CDL, todos os avanços da instituição se devem à união da diretoria.

Que balanço se pode fazer neste momento em que se comemora os 30 anos? Um balanço desta trajetória?
MarcioneiHá mais de 15 anos tínhamos muitas dificuldades, inclusive financeira, muitas vezes não conseguíamos recursos para fazermos o que queríamos, como tínhamos poucos sócios, automaticamente eram poucas pessoas contribuindo e poucos recursos. E hoje, como o número de associados cresceu, conseguimos ter uma disponibilidade melhor de capital, onde conseguimos trabalhar melhor. Nesses 30 anos foram muitas as conquistas, e seguimos buscando sempre o melhor para o município crescer.

Quais as maiores conquistas desses 30 anos?
AllanSem dúvidas, é o fortalecimento da própria entidade junto aos empresários de Gravatal, começou com poucos sócios, como já foi falado, e com o tempo fomos apresentando serviços e resultados e automaticamente fomos conquistando mais associados. A história da CDL é marcada por uma evolução constante. Estamos presentes na comunidade, nos poderes Executivo e Legislativo, sempre participativos no desenvolvimento de Gravatal.

E uma avaliação desse último ano? O que podemos destacar?
AllanFoi um ano bem difícil, mas com muito trabalho conseguimos alcançar nossas metas e extrair bons resultados. Por mais difícil que tenha sido, tivemos um ano bom, claro que tivemos algumas reclamações por parte dos lojistas e comerciantes em relação ao movimento, mas mesmo assim a avaliação é positiva.

Falem um pouco sobre as campanhas e promoções da CDL?
AllanA CDL desenvolve muitas ações e eventos durante todo o ano, e um dos maiores acredito que é o Festival de Compras, que acontece duas vezes por ano, e se tornou sucesso em nosso comércio (liquidação com lançamento de coleção), temos ainda o sorteio das Compras Premiadas de Natal, regulamentada e registrada, onde realizamos diversos sorteios, o Recicla CDL nas Escolas, uma campanha de conscientização do meio ambiente, e sem contar que ao decorrer do ano realizamos também diversos cursos e palestras voltados para o empresário dos mais diversos temas possíveis.

E qual a expectativa para os próximos meses? Quais as metas?
MarcioneiUm dos nossos objetivos é até fim do ano aumentar o número de associados, queremos chegar pelo menos aos 120 associados. E vamos trabalhar muito para alcançarmos essa meta. É importante lembrar que para os próximos meses já temos algumas ações traçadas, palestras programadas, inclusive uma já acontece agora dia 26 de junho. Em agosto, temos mais uma edição do Festival de Compras, e no segundo semestre também acontece o Recicla CDL, em parceria com a Secretaria de Educação e a Promoção de Natal. Ou seja, temos bastante trabalho até o fim do ano.

Qual o grande diferencial da CDL?
AllanÉ um conjunto de fatores, não dá de especificar só um diferencial. Estamos agora junto com a FCDL/SC em um novo projeto Re(i)novar que será a marca que acompanhará a condução das ações no caminho do futuro do SPC/SC e na busca pela excelência das CDLs.

Quantos associados a CDL possui?
MarcioneiHoje a CDL conta com 113 associados. Para o tamanho de Gravatal, estamos numa média boa, mas, visando o crescimento e metas a curto prazo.

Quais os serviços prestados pela entidade?
AllanA CDL disponibiliza diversos serviços, entre eles a consulta nacional de pessoa física e jurídica de SPC Nacional e Serasa Nacional, inclusive com aplicativo de celular, ferramentas para recuperar a inadimplência. Acessória Jurídica, convênios médicos, odontológicos, laboratórios, faculdades, palestras, treinamentos, consultorias, videoteca com treinamentos. Agora também com Certificado Digital diariamente. Temos também o SPC Crediário que está sendo implantando, que é um conjunto de ferramentas que vai facilitar a gestão de crediário próprio e ajudar a aumentar as vendas de forma fácil e segura, onde, iremos garantir o crediário até um determinado valor. Temos uma Federação forte e representativa em Santa Catarina, a FCDL, sempre auxilia a CDL e os empresários. Oferecemos ainda, uma nova ferramenta, muito ampla para captação de currículos e oportunidades de vagas, a CDL Empregos. Também temos o cadastro positivo, que em breve será um novo marco para o comércio brasileiro. Enfim, estamos sempre em busca de serviços para nossos associados.

E a comemoração destes 30 anos? Vai ser realizada alguma ação?
MarcioneiNo dia 31 de maio, vamos realizar um jantar especial para os nossos associados, na sede do AVE. Além do jantar, acontece a posse da nova diretoria, e uma palestra com Aline Rech, sobre a importância do associativismo e sua relevância nos negócios, a partir das 19h30min. Queremos agradecer a todos os associados e parceiros pela parceria e a população geral que prestigia o nosso comércio. O nosso sentimento é de gratidão.


Leave a Comment