Carne suína: Especialistas mostram diversidade de preparo

No mês de incentivo ao consumo da carne suína, especialistas buscam novas formas de preparo da proteína animal mais consumida no mundo

A carne suína é a carne animal mais consumida no mundo, representando um total de 39%, ou seja, quase metade da oferta total de carnes consumida. Os países europeus são os campeões mundiais de consumo.

Além de ser muito saborosa, a proteína é rica em nutrientes e oferece benefícios para a saúde. Contudo, muitas pessoas desconhecem estas informações, e geram alguns conceitos equivocados, esquecendo que além de saborosa, ela é também saudável e ganha cada vez mais espaço no mercado da alta gastronomia.

Pensando nisso, a Jane Alimentos em parceria com a Cozinha do Kindermann, do Chef Felipe Kindermann, experimentaram diferentes formas de misturar sabor e tradição da proteína que ainda é pouco utilizada na Capital da Suinocultura.

De acordo com o Chef, são inúmeras possibilidades, técnicas e modos de preparo para saborear uma boa carne, e do contrário do que muitas pessoas pensam, a carne suína é prática, rápida e muito fácil de ser elaborada.  “Seja formal ou informalmente, em um jantar harmonizado ou em um happy hour de amigos, a carne suína e seus derivados podem sim, se destacarem como protagonistas à mesa”, afirma.

A Jane Alimentos atua neste ramo há quase 15 anos, e desde então procura trazer para seus consumidores, novas opções e propostas de consumo dessa iguaria. “Nós da Jane Alimentos, buscamos sempre aperfeiçoar nossas técnicas e conhecimentos sobre esse produto tão economicamente importante em nossa cidade. A carne suína pode ser muito além de uma fonte de renda na Capital da Suinocultura, deve ser valorizada e apreciada com muito orgulho por nós braçonortenses”, comenta Janete Peron Tenfen, proprietária da empresa especializada em produtos a base de carne de porco.

 

Imaginação é a receita

O Chef Felipe Kindermann lembra que neste mês de setembro, considerado o mês de incentivo ao consumo da carne suína é importante que os consumidores procurem conhecer um pouco mais sobre as particularidades, nutrientes e modos de preparo dessa proteína.  “Lembre-se: O melhor ingrediente para uma boa receita é a imaginação”, aconselha. Ele revela que o prato principal pode ficar por conta de um suculento e aromatizado Filé Mignon Suíno ao molho mostarda, por exemplo. “Para aqueles que preferem uma opção mais leve, ou até mesmo uma Barriga de Porco assada sob cama de folhas e legumes, também é uma dica para os amantes de um bom “porco à pururuca””, indica o Chef.

 

Expoente da economia

Maior plantel suinícola nacional, maior produtor e exportador de carne suína brasileira, maior consumo per capita do país, sede das principais cooperativas e agroindústrias instaladas no Brasil. Santa Catarina é hoje o maior expoente da suinocultura brasileira. E na região Sul, Braço do Norte é uma das grandes referências na produção de carne suína. Apesar das dificuldades enfrentadas pelos suinocultores nos últimos tempos em função da alta nos custos de produção e oscilações de preço, a suinocultura é responsável por movimentar a economia local e regional.

 

 


Leave a Comment