Arborização urbana: Votação define árvore símbolo de Grão-Pará

Ipê Amarelo e Figueira foram as espécies sugeridas. Árvore eleita será plantada no perímetro urbano do município

As árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Nas cidades, dentre os benefícios podemos citar o bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva e auxílio na diminuição da temperatura, entre outros.

Assim, com o objetivo de desenvolver o senso de preservação das espécies e incentivar a educação e o respeito pelo meio ambiente, a Fundação Ambiental Municipal de Grão-Pará (FAMGP) lançou nesta semana um programa de Arborização Urbana. De acordo com a Superintendente da fundação, Vanderleia Bagio Matuchaki, além de valorizar a flora e ressaltar a importância da preservação ambiental, em especial da flora nativa, a instituição quer escolher a árvore símbolo do município.

Na primeira etapa, será feita a escolha da árvore símbolo, através de votação nas redes sociais. “Pedimos que a população entre no facebook da FAMGP e vote na espécie que representa Grão-Pará. Também terá um link no site da prefeitura e estamos divulgando nas escolas do município”, explica.

A votação encerra na próxima quarta-feira, 19 de setembro.

Após a escolha, a segunda etapa será para o plantio da espécie eleita na praça central e nos perímetros urbanos de arborização.

Numa pesquisa realizada, duas espécies de árvores nativas foram as mais sugeridas: o Ipê Amarelo (Handroanthus albus) e a Figueira (Ficus). “Agora, contamos com sua ajuda para elegermos a que será símbolo de Grão-Pará”, reforça.

Facebook: FAMGP


Leave a Comment