Abertas inscrições para novos guarda-vidas civis

Corpo de Bombeiros abre prazo nessa terça-feira (18), expectativa é contratar mais de 200 profissionais

Com a aproximação da primavera e do verão, as forças de segurança já começam a se organizar mais intensamente para a alta temporada de calor. Para garantir tranquilidade aos banhistas nas praias, centenas de guarda-vidas civis serão contratados, com objetivo de reforçar o efetivo que trabalha com ações de prevenção e salvamento na beira-mar.

Visando a Operação Veraneio 2018/2019, será aberto nesta terça-feira, 18 de setembro, e segue até o dia 5 de outubro, o prazo de inscrições para as pessoas interessadas em fazer, pela primeira vez, o Curso de Formação de Guarda-Vidas Civil. Além desse, quem já atuou na função em outras temporadas e deseja participar novamente, poderá se inscrever no Curso de Recertificação, de 1º a 18 de outubro.

Conforme o chefe do Setor de Instrução e Ensino do 4ª Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) de Criciúma, capitão Samuel Ambroso, mais de 200 guarda-vidas civis devem ser contratados na próxima Operação Veraneio, para atuação nos cinco balneários do Sul de Santa Catarina: Rincão, Morro dos Conventos, Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres.

Como requisitos, a pessoa deve ter mais de 18 anos, nadar 500 metros em até 11 minutos e correr 1,6 mil metros em sete minutos. Os inscritos farão uma prova inicial, depois os aprovados passarão por um curso de aproximadamente um mês em novembro e, por fim, começarão a atuar em dezembro, com o início da Operação Veraneio, que deve seguir até a metade de março do ano que vem.

Ajuda de Custo

Os guarda-vidas civis assinam um contrato para atuar na função e recebem uma ajuda de custo diária, no valor de R$ 150, para arcar com despesas de transporte e alimentação. Eles vão auxiliar principalmente com a prevenção, chamar atenção dos banhistas e pescadores, dar orientações. E, estarão preparados para efetuar salvamentos e resgates de algum banhista que possa estar se afogando. Além disso, tais profissionais também trabalham no apoio ao desenvolvimento de ações sociais, como o Projeto Golfinho e o Praia Acessível.


Leave a Comment