60 anos: Grão-Pará festeja emancipação político-administrativa

Município celebra hoje, 20 de julho, 60 anos de emancipação político-administrativa. Com bolo de 80 quilos, população “canta parabéns” à cidade

Conhecido como o “Presente da Princesa”, Grão-Pará comemora nesta sexta-feira, 20 de julho, o aniversário de 60 anos de emancipação político-administrativa. Durante a última semana, desde o dia 10 de julho, uma programação diferenciada é realizada na cidade. Apresentações artísticas das crianças, Feira do Livro, apresentações Culturais e Exposições de Trabalhos, brincadeiras, entre outros foram realizados.

Para o prefeito Marcio Borba Blasius é uma honra poder fazer parte da história de Grão-Pará.  “Hoje é um dia especial para nós. Sou uma pessoa muito feliz e realizada por ser prefeito de Grão-Pará, eu busco sempre fazer o melhor por nossa população, procuro sempre atender da melhor forma o cidadão do nosso município, tenho um carinho enorme por essa população tão querida e amada”, ressalta o prefeito.

E para hoje, um bolo de 80 quilos, é preparado para os grão-paraenses cantarem parabéns para a cidade. De acordo com o prefeito, o bolo será servido às 16 horas. “Como hoje é feriado na cidade, por causa do aniversário, esperamos a participação de todos. Preparamos com muito carinho a comemoração”, destaca Marcio.

As terras da Princesa

A Colônia de Grão-Pará foi instalada em 08 de julho de 1882, quando a Empresa de Terras e Colonização de Grão-Pará, dirigida pelo Visconde de Taunay e pelo Conde D’Eu, começou a distribuir lotes de terras para imigrantes alemães, italianos e poloneses.

O nome foi uma homenagem dos proprietários da empresa ao filho de Conde D’Eu, Dom Pedro de Alcântara, príncipe de Grão-Pará. Antes da colonização, viviam na região índios botocudos. As terras foram parte do presente de casamento que a princesa Isabel e o Conde D’Eu receberam do imperador Dom Pedro II.

Fundada em 20 de julho de 1958, conta hoje com uma população de aproximadamente 6.478 habitantes e 5.798 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 02 de outubro.

Colonizada por imigrantes europeus, a principal etnia é a alemã.

Embora a base da economia do município seja a agricultura, também apresenta forte potencial turístico, seja pelas paisagens rurais, pelas belezas naturais ou pelas baixas temperaturas no inverno que chegam a – 5º C. Com relevo bastante acidentado, as maiores atrações são a vista da Serra Geral, a Serra Furada e a passagem pela Serra do Corvo Branco.

A cidade é conhecida também pela sua religiosidade, com a comemoração do padroeiro São João Batista e a queima da tradicional fogueira.

 

Abertura das festividades 

As comemorações iniciaram na tarde de terça-feira, 10 de julho, com a abertura oficial, no Centro de Convivência dos Idosos, com apresentações artísticas das crianças, do Centro de Educação Infantil Tio Patinhas. O evento contou com a participação do prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara de Vereadores e demais autoridades municipais, além da presença da Terceira Idade do município. A abertura contou com a execução dos Hinos Nacional e do Município e foi uma tarde recreativa para todos os participantes.

 

Semana recheada de atividades 

E as atrações continuaram durante toda a semana. De quarta-feira, 11, até no sábado, 14, o município foi presenteado com uma Feira do Livro, com a participação da “Unilivros”, que levou mais de 10 mil livros, a preços diferenciados para oferecer à população em geral. Ainda durante os quatro dias da Feira, aconteceu a Semana Cultural com várias apresentações no Salão Paroquial, apresentações Culturais e Exposições de Trabalhos da Escola Municipal “Professor Gregório Wessler”, do Centro de Educação Infantil “Tio Patinhas”, Creches I e II e do Rio Pequeno, Centro de Educação Infantil de “Aiurê”, do CEJA de Grão-Pará e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 

Corte de bolo marca o aniversário

Grão-Pará comemora nesta sexta-feira, 20 de julho, 60 anos de história, e a programação especial segue durante todo o dia. A partir das 10 horas, acontece o desfile do Batalhão do Exército de Criciúma, junto com a banda do Exército de Tubarão e Criciúma, no Centro da cidade. A programação segue durante a tarde, a partir das 14 horas com a execução do Hino Nacional, apresentação do coral infantil e do coral do município. As 14h30min a comunidade acompanhará um breve relatório contando a história do município, apresentado pelo professor Lourenço Muller. As 15 horas acontece uma corrida de pedestres, com 25 duplas. Já as 16 horas terá o corto do bolo. E para fechar a noite, as 21 horas acontece o baile, no Salão Paroquial, com entrada gratuita, com animação da banda Os Donos da Vaneira e o DJ Gabriel.

Durante o fim de semana, mais atrações são reservadas para a comunidade. No sábado, 28 de julho, a partir das 15 horas, haverá um seminário sobre o UFC, no Ginásio Municipal, com a presença do lutador brasileiro Vitor Miranda. E para finalizar as comemorações, no domingo, 29, as 11h30min terá um almoço na comunidade de Capivaras Alta, para celebrar o Dia do Agricultor.

 

Grão-Pará é presenteado com exames 

Grão-Pará comemora os seus 60 anos com boas notícias. Na noite de ontem, quinta-feira, 19 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento do município lançou o “Projeto Saúde em Dia”. O objetivo da ação é diminuir a fila de espera e agilizar os atendimentos de média e alta complexidade.

Ao todo, serão entregues 491 exames para os usuários do Sistema Único de Saúde que se encontram na fila de espera. Dentre os exames e procedimentos entregues estão: cateterismo, cintilografia, densitometria óssea, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia, holter 24 horas, teste de esteira, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom.

 

 


Leave a Comment